Voltar 

 Como se processa a instalação duma Assembleia Municipal e Câmara em Sernancelhe

 

Presidente Assembleia cessante
Transmissão de poderes
 Posse nos novos deputados
Novo Presidente da Assembleia
Discurso do novo Presidente da Assembleia
Nova mesa da Assembleia Municipal

Tomam posse, em cerimónia pública realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os novos autarcas eleitos para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal, a cada quadriénio.
A sessão solene é sempre presidida pelo presidente da Assembleia Municipal cessante,  que dum modo geral, e na despedida do cargo, refere ter sido este mais uma experiência pessoal enriquecedora e fazendo votos para que os então eleitos saibam sempre colocar os interesses do concelho acima da discussão de questões menores que nada interessam ao desenvolvimento da comunidade.

Em seguida são chamados a tomar posse, um a um, os novos autarcas eleitos, em primeiro lugar para a Assembleia Municipal e de seguida para a Câmara Municipal. No seu discurso de tomada de posse, o novo Presidente da Câmara  no caso o reeleito, começa por saudar todos os autarcas eleitos para os Órgãos Autárquicos do Município e das Freguesias, bem como todos os eleitores, relevando “o civismo e o sentido democrático manifestado por todos os Sernancelhenses nas eleições”.
Afirma sempre que os resultados eleitorais apurados expressam de forma inequívoca uma maioria absoluta de votos que se mostra favorável à continuidade de um projecto e que se mantém fiel aos princípios e valores propostos ao longo de sucessivos mandatos, apresentando na actualidade um novo projecto de mudança. Os Sernancelhenses maioritariamente perceberam isso e sufragaram o dito projecto, deixando claro que continuam a depositar no reeleito Presidente a esperança e confiança para continuar a gerir o município no sentido da modernização e do desenvolvimento sustentado.

E mais um novo compromisso por Sernancelhe, o novo programa de acção,  que perspectiva e traduz as políticas exigidas por um novo ciclo de gestão autárquica e mais uma geração de políticas locais, em consequência do estádio de desenvolvimento que o concelho já atingiu. Um novo ciclo em que, mais do que as obras, são também as Pessoas o centro das políticas a prosseguir, contribuindo para a melhoria das suas condições de vida e realização pessoal.

Os discursos fundamentam-se sempre em função dos eixos estratégicos concebidos: na valorização do Território, na promoção da qualidade de vida; na dinamização da economia, na promoção de empreendimentos e emprego; na promoção da educação, da cultura, do conhecimento e da inovação; na promoção  duma Cidadania activa, solidária e digna.

Procura contar com a colaboração de todos os autarcas que vão continuar em funções, nomeadamente os Presidentes de Junta de Freguesia e Vereadores com quem  trabalha, dos novos autarcas eleitos, bem assim com os contributos da oposição.  
Finalmente e também dum modo geral, e sempre por Sernancelhe, conta com todos e todos podem contar consigo. Vai referindo que continua a trabalhar para que todos se possam sentir mais felizes. 

O novo presidente da Assembleia Municipal

Após a tomada de posse dos autarcas, realiza-se a primeira reunião ordinária da nova Assembleia Municipal, tendo como finalidade a eleição da Mesa da Assembleia Municipal. Já com os trabalhos a serem presididos pelo cabeça de lista do partido mais votado para a Assembleia Municipal, os partidos são convidados a apresentarem listas concorrentes. 
O novo presidente, já na qualidade de presidente da Assembleia Municipal, dirige então algumas palavras de circunstância, transmitindo também que irá tentar honrar o cargo que assumiu e tudo efectuar para dignificar o funcionamento de tal órgão. Expressa também o desejo de que a Assembleia seja um local de debate, confronto de ideias e propostas, num clima de serenidade e seriedade, e formula votos de um trabalho profícuo ao longo dos próximos quatro anos.
 

Novo Presidente da Câmara
Assistência da população
Assistência da população
Discurso do novo Presidente da Câmara
Eleição para a nova mesa
Nova mesa da Assembleia Municipal
É genericamente este o processamento de instalação duma nova Câmara e Assembleia Municipal em Sernancelhe, com os vários discursos dos Presidentes, tendo na sua essência e dum modo geral os sumários acima referidos

  Voltar